sábado, 4 de agosto de 2012

Estupinópolis

O céu cinza e promessa de chuva marcam esta manhã em Estupinópolis. 


- Mário! Mário!
- O que foi? - Respondeu ele levantando levemente os olhos sobre a tela do computador.
- Sai desse computador, parece que vai chover, olha o céu.
- Não Ana, eu tenho que terminar de olhar meus e-mails.
- Não estou vendo nada em negrito aí, você já leu todos.
- Mas estou esperando a resposta de um.
- Bobagem, anda logo. Olha, os primeiros pingos estão caindo.
- Ahn... - Disse ele sem o menor interesse.
- Que bonito que é ver a chuva caindo. Antigamente essa hora a rua estava cheia de
jovens, andando descalços, correndo risco de pisar em caco de vidro...
- Hoje em dia preferimos ficar aqui, sem correr risco algum.
- É... a vida já foi melhor quando não existia tecnologia.
- A tecnologia veio para fazer o mundo avançar, sair da mesmice. Não diga besteira, Ana.
- Ah Mário... esse seu computadorzinho nunca irá fazer chover. Arco-íris só mesmo
se for fundo de tela. Eu vou lá fora, não quero ser como você.
- Vai vai - disse balançando as mãos - e me deixe em paz.

Ana saiu pelas ruas, pousando de biqueira em biqueira, cada qual com uma intensidade distinta de jato d'água. Não havia ninguém na rua. Imaginou que estivessem todos "aproveitando" para dormir ou qualquer coisa que as prendessem a atenção enquanto a melhor diversão acontecia do lado de fora. É sempre assim, as pessoas esquecem de aproveitar essas pequenas coisas. Sempre querem mais, sempre acham a novidade mais interessante e no fim, terminam frustradas, pensou ela. Enquanto voltava, começou a se sentir um pouco fraca e começou a espirrar.

- Mário! Mário! Abre a porta!
- Calma, já vai...

Ana entrou e pediu que ele fizesse um chá.

- Você está resfriada?
- Sim, culpa da chuva que acabei de tomar.
- Por isso que as pessoas não tomam banho de chuva, mocinha.
- Isso é consequência de se optar por viver, mocinho. - respondeu com desdém.
- Dispenso.
- Atchim! E mais, as pessoas não tomam mais banho de chuva porque estão submersas em uma estupidez eminente.


2 comentários:

  1. Primeiramente, vim agradecer pelos comentários nas minhas postagens, pensamos um pouco parecido até =p
    Gostei muito, obrigada! =)
    Bem, conforme seu texto, penso que, quando agente opta por viver, não só existir, é certo que vamos nos deparar com varias barreiras ou situações que podem nos deixar acomodados, e se nos acomodarmos 'viveremos' com a sensação que só apenas existimos...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Sempre cheio de opiniões sensatas e que nos fazem pensar: o que estou fazendo comigo, com a minha vida, com essas coisa toda, vivendo? Será? Na frente do computador, paramos. Vejo coisas boas tbm nessa nova tecnologia que nos mantém conectados mas que nos faz desconectar do mundo real. Goostei do seu ponto de vista e entendi sua crítica. Obrigada por fazer pensar nisso.

    Um prazer ler vc sr João.
    Um abaço.
    Att.

    ResponderExcluir