sábado, 10 de março de 2012

Autoconhecimento



É na infância que descobrimos quem somos? E se nos descobrirmos diferentes do que a sociedade espera que nós sejamos? É assim com Laura - em Tomboy - que se passa por Michael para poder conviver com os outros garotos do bairro. Laura não gosta de vestidos, usa bermuda e camisa regata. Aprendeu a dirigir com seu pai, já provou cerveja, e está sempre pronto para defender a irmã mais nova. É brincadeira de criança? Acho que não. Mas não é algo que deve ser pressionado. Naturalmente com o passar do tempo, ela mesma vai ser o que tiver de ser. Jeanne - sua irmã mais nova - que pouco sabe sobre as "leis" da sociedade, não se importa nem um pouco se sua irmã quer se passar por garoto, o que ela quer é que Laura seja feliz. E não é assim que devia ser? Por que perdemos tanto tempo rotulando as pessoas? Cada um cresce com os seus achismos, de que isso é certo e aquilo ali é errado. Cada um faz as suas escolhas baseando-se naquilo que acredita, mas isso não quer dizer que seja verdade absoluta. "Mas, dois garotos não podem ficar juntos, isso está errado". Está errado por que? Você leu em algum lugar e por isso acha que está certo? Tudo bem, você pode acreditar no que quiser, e quem sou eu para dizer que sua opinião é errada. Só acho importante avaliarmos o que é mais importante na vida, se é ser obrigado a seguir uma trilha - mesmo que você tenha que mudar para continuar nela - ou ser feliz sendo do jeito que é. Se nós todos fôssemos Jeanne, provavelmente poderíamos finalmente nos preocuparmos com o que realmente importa.

4 comentários:

  1. Acima de qualquer opinião, seja ela comportamental, política, religiosa, devemos mesmo proclamar o respeito.
    Bjs Att.

    ResponderExcluir
  2. esperei pra ver se passava nos cinemas daqui, mas vou ter que baixar mesmo. chegou a ver "lírios d'água" da mesma diretora? também quero muito ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, vi não. Pois é, nos cinemas daqui nem vai chegar, certeza. É um filme simples, rápido, bonito. x)

      Excluir
  3. Belo texto. Eu também queria que as coisas fossem mais simples e com toda certeza gostaria de muitas jeannes em meu caminho, espero que você consiga as encontrar no seu também.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir